Professor da Unisinos faz Seminário na UFPB

O professor Alberto Efendy Gómez de La Torre, do programa de Pós-Graduação de Ciências da Comunicação da Universidade Vale dos Sinos (Unisinos) ministrará o Seminário Transmetodologia no período de 24 a 27 de maio, no Departamento de Comunicação e Turismo da Universidade Federal da Paraíba (Decomtur).

O pesquisador vem à Paraíba por meio da Rede Temática: Comunicação, Educação, Cidadania e Integração na América Latina”, ( Rede AMLAT) do Projeto PROSUL do CNPq/ PPGCOM/UNISINOS. A Rede congrega pesquisadores vinculados a Universidades e Centros de Investigações da Argentina (CEA-UNC), Venezuela (CEPAP-UNESR), Equador (FACSO-UCE) e Brasil (PROCESSOCOM-UNISINOS;PRAGMA-UFRN;NECOM-IELUSC/UFSC;DECOMTUR-UFPB).

O Seminário será realizado no auditório Aruanda do DECOMTUR, das 8h as 11h30. A inscrição para o evento será feita no primeiro dia, no horário de 7h as 8h no próprio auditório.

O seminário aborda os principais fundamentos da vertente transmetodológica, que propõe a necessidade de confluências e atravessamentos estratégicos para formular, estruturar e realizar pesquisas científicas em comunicação. Articula reflexões teóricas sobre concepções de método científico nessa vertente epistemológica, realizando análises de investigações em comunicação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Entre os conteúdos do Seminário aparece a problemática da produção de conhecimento no campo da comunicação e sua necessária articulação com campos científicos de referência, em especial das ciências sociais e humanas. Entre outras questões, também deverá ser desenvolvido o caráter transdisciplinar das produções científicas contemporâneas e a correspondente exigência de articulações metodológicas inventivas.

Deixe uma resposta

Protected by WP Anti Spam