Pesquisadores da área de Comunicação de universidades de Argentina, Equador, Venezuela, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Paraíba desembarcam na Unisinos, em São Leopoldo, na próxima semana. A Rede Temática Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina (Rede Amlat) promove o V Encontro de Metodologias Transformadoras e o V Seminário de Metodologias Transformadoras, de 16 a 19 de agosto.
Organizados pela Rede Amlat e pelo grupo de pesquisa Processos Comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção (Processocom), as atividades têm como objetivo principal a cooperação científica acadêmica em pesquisa em comunicação entre as instituições participantes.
O V Encontro de Metodologias Transformadoras, nos dias 16 e 17 de agosto, será um evento interno para os pesquisadores dos grupos que integram a Rede Amlat (Processocom, CEA, Cepap, Facso, Decom, Necom, Pragma).
Nos dias 18 e 19 de agosto, será realizado o V Seminário de Metodologias Transformadoras, na Sala Conecta da Unisinos. O evento busca debater a pesquisa em Comunicação, enfocando as problemáticas metodológicas.
O Seminário oferece palestras e mesas com apresentações de pesquisas acadêmicas, e também espaço para debate metodológico entre participantes e expositores.
As inscrições para o Seminário podem ser feitas até o início do evento, às 8h30min de quinta-feira, 18 de agosto. As vagas são limitadas por ordem de chegada. Os inscritos que tiverem no mínimo 75% de frequência nas atividades receberão certificado de participação.
As discussões do Seminário poderão ser acompanhadas via internet, pelo site da Rede Amlat (www.redeamlat.org) e pelo blog do grupo de pesquisa Processocom (www.processocom.wordpress.com). Os participantes do evento farão a cobertura ao vivo por meio do Twitter, com a hashtag #amlat2011.