Noel Padilla é convidado para debater as Estéticas Insurgentes

A Universidad Nacional Experimental de las Artes (Unearte) e o Centro Internacional de Estudios para la Descolonización “Luis Antonio Bigott” convidam o professor e pesquisador Noel Padilla-Fernández para debater sobre Estéticas Insurgentes. No dia 8 de julho, às 15h (horário de Brasília), Noel irá ministrar a palestra “Semióticas do Sul para um Outro Cinema”.

O tema será tratado a partir da perspectiva semiótica que o professor vem trabalhando em suas pesquisas. O objetivo é problematizar o poder das relações de dominação que ficam presentes nos discursos e na produção de sentido. Na palestra, serão abordadas as marcas da modernidade e da colonialidade que estão presentes nas produções audiovisuais: “São marcas que estão presentes em nossas subjetividades. Estamos ali falando do patriarcado, do racismo, do antropocentrismo, da relação sujeito-objeto”, explica Noel.

O evento tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de investigações decoloniais em diferentes campos do conhecimento. As atividades são realizadas através de videoconferências com o vice-reitor acadêmico da Unearte, em Caracas.

As “Semióticas do Sul para um Outro Cinema” foi o tema escolhido pois, segundo Noel, o cinema representa um discurso fundamental para a reconstrução dos imaginários contemporâneos. “Nesses discursos estão colocadas de maneira evidente – e às vezes nem tanto – essas marcas civilizatórias. O papel da mulher no cinema, o papel que os negros ocupam nos discursos de Hollywood, por exemplo. Hollywood hegemonizou as formas de realização que são colocadas como universais”, destaca.

Durante o isolamento social devido ao coronavírus, o tema se torna ainda mais relevante. “Esses discursos e produções estão ocupando de maneira muito mais presente nossos cotidianos. Creio ser importante pensar e colocar-se desde uma semiótica que revele o poder, suas situações de dominação”, enfatiza. 

Os interessados podem acessar o evento clicando aqui

Deixe uma resposta

Protected by WP Anti Spam