Manifesto de apoio a Gabriel Boric

Lea la versión en español aquí.

Read the english version here.

Desde a Rede Amlat, espaço que reúne cientistas sociais de várias universidades e centros de pesquisa da América Latina, explicitamos nosso apoio a Gabriel Boric no âmbito do segundo turno das eleições presidenciais que se realizarão no Chile, este 19 de dezembro.

Em um contexto muito complexo para o nosso continente e o mundo em geral, e para o Chile em particular, onde as desigualdades socioeconômicas e os processos de fragilidade em termos de condições de vida se agravaram para milhões de seres humanos, torna-se imprescindível opor-se ao avanço das políticas neoliberais que tanto geraram miséria e cuja lógica tanática continua violentando não só o ser humano, mas também a natureza e tudo o que tem impulso de vida.

A experiência epidemiológica global vem nos ensinando que não poderemos nos salvar sozinhos, que precisamos uns dos outros, que é fundamental contar com a presença de Estados que assegurem condições de respeito, dignidade e equidade. Não podemos mais suportar que no Chile ou em qualquer outra região do mundo haja atores político-econômicos que governam nossos países como se fossem empresas ou supermercados, onde tudo se compra e se vende e onde. Se continuarmos a seguir esse caminho, educação, saúde, acesso ao emprego e mobilidade social tornam-se um privilégio inatingível para a maioria, acessível apenas, talvez, para os muito poucos e poucas que podem pagar por ele.

Entendemos que ao longo da história e particularmente nos últimos tempos, o Chile se tornou um exemplo de luta e de dignidade quando o povo, com sua potência e diversidade, saiu às ruas já cansado de tantas injustiças, de tanta indescritível espoliação e degradação da vida.

Nesse sentido, vemos também como as populações Mapuche continuam resistindo à criminalização do Estado conservador neoliberal, que lhes nega o direito de ser e, em suma, os torna o alvo preferido para canalizar a xenofobia e as diversas formas de violência e segregação.

Neste cenário histórico, em face das crises político-democráticas, ambientais e de guerra, é necessário gerar articulações para promover a união de nossos povos e apoiar propostas que, como as de Gabriel Boric, projetem a luta por políticas de bem-estar, crescimento e reconhecimento dos direitos básicos e fundamentais que a sociedade chilena reclama, exige e que lhe corresponde.

Não mais neoliberalismo no mundo! Basta capitalismo de morte! Por um Chile com dignidade, por uma América Latina unida!

Dr. Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre 

Coordenador Geral da Rede AMLAT; Investigador do CIESPAL – Cátedra Armand Mattelart; professor e pesquisador do PPGCC-UNISINOS. Co-coordenador do Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM. 

Dra. Jiani Adriana Bonin – Professora-pesquisadora do PPGCC-UNISINOS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa  PROCESSOCOM. 

Dra. Nísia Martins do Rosario – Professora-pesquisadora do PPGC-UFRGS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Corporalidades. 

Ms. Angel Alberto Pereira Valarezo – Professor jubilado da FACSO Equador. Membro do Grupo de Pesquisa Processom

Dr Adrián Padilla Fernández – Professor-pesquisador da UNESR-Venezuela e Professor Visitante Sênior da UFRR-Brasil

Dra Norah Gamboa Vela – professora-pesquisadora da UNERS – Venezuela

Dr. Noel Padilla-Fernández – Professor-pesquisador da UNESR e da UNEARTE. Venezuela

Dr. Alexis Rasftopolo – Professor-pesquisador do SINVyP-FHCS-UNaM; Gerente Cultural

Dra. María del Rosario Millán – Professora-pesquisadora da Universidade Nacional de Misiones

Licenciada Marina Casales – Professora-pesquisadora da Universidade Nacional de Misiones

Dra. Patricia Fasano – Professora-pesquisadora da Universidad Nacional de Entre Ríos, República Argentina

Dra. Delia Dutra – Professora-pesquisadora  da Universidade da República, Uruguay. Coordenadora do Grupo de Pesquisa  METICS

Dr. Pedro Russi -Professor-pesquisador da Universidade da República, Uruguay. Coordenador do Grupo de Pesquisa  METICS

Dr. Juciano de Sousa Lacerda – Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Coordenador do Grupo de Pesquisa Pragma.

Dr Elson Faxina. Professor-pesquisador da UFPR. Coordenador do Grupo de Pesquisa Narrativas Audiovisuais e Cidadania

Dra. Lisiane Machado Aguiar – Professora, pesquisadora e coordenadora do PPGCOM-UFRR. Membro do Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM.

Dr. Vilso Junior Santi – Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima (PPGCOM-UFRR)/Brasil; Coordenador do Amazoom – Observatório Cultural da Amazônia e do Caribe.

Dra. Tamires Ferreira Coêlho – Professora e pesquisadora (UFMT); Coordenadora do Grupo de Pesquisa CICLO; Vice-coordenadora do PPGCOM / UFMT

Dra. Helânia Thomazine Porto – Professora-pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Brasil; Coordenadora do Grupo Geicel-Uneb-Cnpq e Conselheira do Consepe-Uneb.

Dra. Leila Lima de Sousa – Professora e pesquisadora do curso de jornalismo da UFMA/Imperatriz. Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Maria Firmina dos Reis. 

Ms. Yvets Morales Medina. Comunicadora Social, Professora-Pesquisadora. Mestre em Ciências da comunicação. Doutoranda (UFRGS). Integrante do Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM 

Ms. Paulo Júnior Melo da Luz, Comunicador Social, Docente, Doutorando da UNISINOS,  Membro do Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM

Deixe um comentário

Protected by WP Anti Spam