Processocom

Pesquisadora:

Graziela Soares Bianchi

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – (Unisinos- Brasil). Realizou estágio de doutorado no exterior, com bolsa sanduíche Capes, na Universitat Autónoma de Barcelona (UAB- Espanha). Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-Brasil) e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de pesquisa em Comunicação atuando principalmente nos seguintes temas: rádio, recepção, teorias e metodologias em comunicação. Atualmente é professora adjunta no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná- UTP.
Sua prática investigativa possui forte relação com os estudos de recepção, considerando os diferentes ambientes e meios comunicacionais. Entre suas principais preocupações no campo da investigação científica situa-se a reflexão e construção de possibilidades metodológicas para as problemáticas que envolvem os processos de comunicação contemporânea.
Participa do Grupo de Pesquisa Processocom – (UnisinosCNPq) – desde a sua fundação, em 2002. Também é membro integrante do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídias Sonoras- Intercom- desde 2003. Atualmente é coordenadora do Grupo de Pesquisa Cibercultura (UTPCNPq).

Currículo Lattes

.

Pesquisa:

Interações radiofônicas nas redes sociais- possibilidades e relações entre emissoras e seus ouvintes no espaço digital.

Coordenador
Graziela Soares Bianchi (Orientador)

Período
Projeto terá início no segundo semestre de 2012

Resumo
O projeto de pesquisa, em fase de elaboração, buscará investigar as interações que se dão no âmbito dos usos e relações dos ouvintes das emissoras de rádios, nascidas no espaço analógico, e que hoje estão também presentes no espaço digital. É dada ênfase no que se refere às novas possibilidades de vínculos desses meios com seus públicos, com especial atenção às relações que se estabelecem via redes sociais. O objetivo central está relacionado à identificação, registro, caracterização e compreensão dos processos que se estabelecem entre os ouvintes, as emissoras de rádio com presença na internet e a utilização das redes sociais como espaço para interações com os programas, emissoras, protagonistas radiofônicos. O referencial teórico possui articulação com as discussões e temáticas que envolvem as possibilidades de interação, tanto de um ponto de vista mais amplo, no que se refere ao espaço digital, quanto focado nos usos propiciados pelas redes sociais, em particular. Na perspectiva radiofônica, interessam as contribuições que analisam o rádio desde a sua configuração inicial como meio de comunicação de massa, até as suas transformações mais recentes, com a utilização da internet como possibilidade de difusão. É de interesse fundamental na pesquisa também a discussão acerca das noções de usuário, receptor, participante, ouvinte, questionamentos pertinentes ao se considerar as configurações possíveis frente os processos de comunicação na atualidade.

Palavras-chave:Rádio; Redes Sociais; Interação; Recepção.

.

Publicações:

MAIA, Marta; BIANCHI, Graziela. Radiojornalismo e recepção radiofônica: a Era de Ouro do rádio na percepção de ouvintes de São Paulo e Porto Alegre. In: Sônia Virgínia Moreira. (Org.). 70 anos de radiojornalismo no Brasil – 1941-2011. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011, v. , p. 349-362.

.

BIANCHI, Graziela. A história de vida midiática como método de investigação em processos comunicacionais. In: Alberto Efendy Maldonado;Jiani Adriana Bonin; Nísia Martins do Rosário. (Org.). Perspectivas metodológicas em comunicação – desafios na prática investigativa. João Pessoa: Editora UFPB, 2008.

.

BIANCHI, Graziela. Elementos para uma construção sócio-histórica de programas radiofônicos- a música e o apresentador. In: Dóris Fagundes Haussen; Beatriz Dornelles. (Org.). Estudos contemporâneos da comunicação. Porto Alegre: Edipucrs, 2007, p. 31-42.

.

BIANCHI, Graziela. Considerações sobre a processualidade metodológica e a relação pesquisador-pesquisado. In: Alberto Efendy Maldonado; Aline Guterres; Carmem Pereira; Délia Dutra; Elizara Marin, Fabiana Iser; Fernanda Becker; Graziela Bianchi;Jiani Adriana Bonin; Juciano Lacerda; Maria Lúcia Melão; Nísia Martins do Rosário; Virgínia Barreto. (Org.). Metodologias de Pesquisa em Comunicação: olhares, trilhas e processos. 01 ed. Porto Alegre: Sulina, 2006, v. 01, p. 134-155.

.

Sonoridade- elemento integrante da linguagem e cultura radiofônica.

Link da publicação

.

Atuação profissional:

ProfessoraPesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná- UTP.

Pesquisadora na linha Processos mediáticos e práticas comunicacionais.

Orientação de dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso.

Professora nas disciplinas: Teorias e Metodologias da Cibercultura, Comunicação Empresarial, Projeto Integrado de Marketing I, Teorias e Métodos de Pesquisa, Monografia I, Teorias do Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo Comunitário, Comunicação e Cultura.

.

.