Processocom

Pesquisadora:


Renan da Costa Ferreira

Cursando Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas ( Unisinos – 2014). Membro do Grupo de Pesquisa em Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção – PROCESSOCOM. Graduado em Teologia, com ênfase em fundamentos e práticas do Ensino Religioso, pelo Centro Universitário La Salle Canoas ( Unilasalle – 2011). Aluno do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Transdisciplinares sobre Espiritualidade na Educação – NIETE – UFRGS – (2012); possui extensão universitária no currículo em: diálogo inter-religioso em sala de aula (Unisinos – 2011), gestão escolar (Unilasalle – 2010), formação e assessoria na área da juventude (Instituto de Pastoral de Juventude – 2009).

Currículo Lattes

.

Pesquisa:

Configurações de cidadania comunicacional e cultura de integração transformadora na América Latina/ Expressões críticas relevantes na produção multimídia da Argentina, Brasil, Uruguai, Venezuela e Equador

Coordenador

Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre

Período
2013 – Atual

Resumo
O projeto investiga configurações midiáticas latino-americanas que focam sua produção em aspectos de cidadania comunicacional e cultura de integração transformadora. O objetivo central procura identificar, registrar, caracterizar e interpretar estruturas midiáticas que se destaquem por sua concepção de cidadania complexa, como também por uma visão integradora renovada da América Latina para o século XXI. O referencial teórico é transdisciplinar, busca articular campos de conhecimento, tendo como eixo de estruturação o conjunto de teorias da comunicação críticas. Orienta-se numa perspectiva epistemológica: histórica, heurística, multilética, latino-americana e transformadora. Propõe uma estratégia de pesquisa transmetodológica, trabalhando no sentido de uma confluência atravessadora de métodos. Procura resultados dinâmicos e construtivos para as sociedades latino-americanas. Delimita sua investigação às expressões críticas relevantes de ampla abrangência regional na produção multimídia de Argentina, Brasil, Uruguai, Equador e Venezuela.

.

Publicações:

FERREIRA, Renan da Costa ; FUCHS, H. L. . O Ensino Religioso no Ensino Médio: pra quê?. In: BRANDENBURG, Laude Erandi; KLEIN, Remí; REBLIN, Iuri Andréas; WAECHTER, Gisela Isolde e (Orgs). (Org.). Ensino Religioso e Docência e(m) Formação. 1ed.São Leopoldo: Sinodal, 2013, v. 1, p. 197-206.

.

Atuação profissional:

Bolsista de Iniciação Científica

.

.

Deixe uma resposta

Protected by WP Anti Spam