Processocom

Estudante:

Carmem Rejane Antunes Pereira

Atualmente é doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale dos Rios dos Sinos (Unisinos), desenvolvendo a pesquisa Processos comunicacionais Kaingang: configurações da identidade cultural, midiatização, cidadania. É graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) e mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2004), com a dissertação TV E MULHER RURAL – O programa Globo Rural nas apropriações e produção de sentido geradas por telespectadoras do Assentamento Nova Ramada e Localidade de Santa Teresinha. Tem experiência na área de Comunicação, com interesse nos seguintes temas: identidade, memória, movimentos sociais e cidadania.

Currículo Lattes

.

Pesquisa:

Processos comunicacionais Kaingang: configurações da identidade cultural, midiatização, cidadania

Resumo
Pesquisa de recepção que investiga as configurações da identidade cultural no contexto de interlocutores indígenas sulistas que pertencem à etnia Kaingang e estão situados nos fluxos da região metropolitana de Porto Alegre. A pesquisa tem por base as proposições teórico-metodológicas das mediações socioculturais e contribuições da história oral para abordar o sujeito intercultural nas suas itinerâncias, suas expectativas e suas vivencias com a cidade e os meios de comunicação. A identidade é entendida como construção mediada pela memória coletiva, pela geração, pelo gênero, pela organização política e problematizada na multiplicidade de matrizes históricas e culturais que tecem os modos de ver/escutar/ler e operam, acionam apropriações sobre construções midiáticas que visibilizam o indígena, objetivando compreender as relações interculturais como processos comunicativos, desencadeados pela inserção dos meios de comunicação nos modos de se ver e ver o outro.

.

Publicações:

TV E MULHER RURAL – O programa Globo Rural nas apropriações e produção de sentido geradas por telespectadoras do Assentamento Nova Ramada e Localidade de Santa Teresinha. Dissertação de Mestrado, Unisinos, 2004

.

PEREIRA, Carmem Rejane Antunes. O rural televisivo nas apropriações de telespectadoras camponesas.

Link da publicação

.

Dos saberes e fazeres da pesquisa em comunicação: reflexões sobre modos de mapear, de identificar e de escutar os múltiplos universos da recepção televisiva In Metodologias de Pesquisa em Comunicação: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre, Sulina, 2006.

.

PEREIRA, C. R. A. . Identidades culturais e cidadania no contexto dos processos comunicacionais Kaingang na Região Metropolitana de Porto Alegre. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital, 2009.

.

Atuação profissional:

Estudante

Atualmente é doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale dos Rios dos Sinos (Unisinos), desenvolvendo a pesquisa Processos comunicacionais Kaingang: configurações da identidade cultural, midiatização, cidadania.

.

.