Processocom

Técnica:

Daniela Maria Schmitz

Publicitária e Mestre em Comunicação pela Unisinos, doutoranda em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do curso de Publicidade e Propaganda da Faccat e da Especialização em Moda, Criatividade e Inovação da FATEC Senac – Porto Alegre.

Currículo Lattes

.

Pesquisa:

Profissão modelo: as adolescentes e a recepção do corpo da moda e das modelos nas revistas femininas

Coordenador
Daniela Maria Schmitz

Período
Quatro anos.

Resumo
Pesquisa de doutorado sobre a recepção do corpo da moda e das modelos entre jovens que idealizam e ‘sonham’ seguir tal profissão e ocupar o espaço social e midiático destinado a essas ‘personagens’ das páginas de revistas e da publicidade de moda. Focalizo a relevância que a mídia adquire na configuração das sociedades contemporâneas e, mais especificamente, na construção e propagação destes modelos de corpo, aparência e comportamento que se constituem as modelos e manequins para investigar a participação da mídia na construção do desejo de ser modelo de moda dessas jovens.

.

Publicações:

Mulher na moda: recepção e identidade feminina nos editoriais de moda da revista Elle.

Link da publicação

.

A identidade feminina na recepção de moda em revista

Link da publicação

.

Assine aqui: os pactos de leitura entre a revista Elle e suas leitoras

Link da publicação

.

Produções artísticas e culturais:

Contos de Oficina 34

Autor
Daniela Schmitz. Organização Luis Antonio de Assis Brasil

Descrição
Antologia de contos publicada pelos alunos da Oficina de Criação Literária vinculada ao curso de Pós-Graduação em Letras da PUC-RS.

Link da produção

.

Atuação profissional:

Professora

Professora do curso de Publicidade e Propaganda da Faccat e da Especialização em Moda, Criatividade e Inovação da FATEC Senac – Porto Alegre.

.

.