Processocom

Estudante:

Lisiane Machado Aguiar

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista CNPq. Graduada em Comunicação Social: Hab. Publicidade e Propaganda (2008) e graduanda de Jornalismo na UNISINOS. Membro do Grupo de Pesquisa em processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção (PROCESSOCOM), da UNISINOS e do Grupo de Pesquisa em semiótica e culturas da comunicação (GPESC), da UFRGS.

Currículo Lattes

.

Pesquisa:

Processualidades da cartografia nos usos teórico-metodológicos de pesquisas em comunicação social

Coordenador
Nísia Martins do Rosário

Período
De 2009 até 2011.

Resumo
O conceito de cartografia, extraído do trabalho conjunto de Deleuze e Guattari, vem sendo utilizado por diversos campos do conhecimento, como um processo teórico-metodológico. Estudar os usos teórico-metodológicos da cartografia na comunicação significa trilhar percursos de pesquisa pouco realizados, que ainda estão se inventando, mas que necessitam de uma configuração própria, ou seja, descobrir a sua dimensão teórico-metodológica é um elemento crucial para se pensar a própria epistemologia da comunicação. Dessa forma, o objetivo central dessa pesquisa é investigar como se configuram os usos teórico-metodológicos da cartografia de Deleuze e Guattari em suas processualidades nos trabalhos acadêmicos do campo da comunicação. Para dar conta desse objetivo a pesquisa invoca a perspectiva epistêmica transmetodológica, que tem como premissa central, a confluência metodológica de diversas estratégias para trabalhar com as problemáticas comunicacionais. Logo, essa pesquisa não somente busca avançar sobre os usos da cartografia na área como, também, procura aprofundar sobre as dimensões teórico-metodológicas realizadas no campo da comunicação.

.

Publicações:

ROSÁRIO, Nísia Martins Do ; AGUIAR, Lisiane Machado . Corpos televisivos: artifício e naturalidade na compensação dos sentidos entre o masculino e o feminino. INTERCOM (São Paulo) , v. 1, p. 28-42, 2005.

Link da publicação

.

AGUIAR, Lisiane Machado . Cartografia: deriva metodológica. In: Alberto Efendy Maldonado; Jiani Adriana Bonin; Nísia Martins do Rosário. (Org.). Perspectivas metodologicas em comunicação: desafios na prática investigativa. 1 ed. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2008, v. , p. 239-253.

.

AGUIAR, Lisiane Machado ; ROSÁRIO, Nísia Martins Do . A desconstrução do Corpo Eletrônico nos conteúdos Audiovisuais do YouTube. In: FEEVALE. (Org.). Aprendizado, descobertas e inovação em iniciação científica e salão de extensão: livro de destaques da Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão. 1 ed. Novo Hamburgo: Editora FEEVALE, 2008, v. , p. 205-217.

.

AGUIAR, Lisiane Machado ; ROSÁRIO, Nísia Martins Do . Corpos eletrônicos em audiovisualidades midiáticas: seres artificiais representados pelo cinema. In: FEEVALE. (Org.). Aprendizado, descobertas e inovação em iniciação científica e salão de extensão: livro de destaques da Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão. 1 ed. Novo Hamburgo: Editora FEEVALE, 2007, v. 1, p. 131-145.

.

AGUIAR, Lisiane Machado . Novas paisagens audiovisuais no site de compartilhamento de vídeos YouTube. In: IV CONGRESO PANAMERICANO DE COMUNICACIÓN: Industrias de la Creatividad: Creatividad, Industrias Culturales y Desafíos para los Comunicadores, 2008, Santiago de Chile. CD-ROMIndustrias de la Creatividad: Creatividad, Industrias Culturales y Desafíos para los Comunicadores, 2008.

.

Produções artísticas e culturais:

16º Porto Alegre em Cena

Autor
Lisiane Machado Aguiar

Descrição
Concepção e Projeto Gráfico do 16º Porto Alegre em Cena.

Link da produção

.

Atuação profissional:

Mestranda em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista CNPq

Nesse semestre estou cursando quatro disciplinas do mestrado e escrevendo os primeiros capítulos da qualificação. Também estou participando de eventos, congressos, grupos de estudo, reuniões do GPAv e do PROCESSOCOM.

.

.