Processocom

Pesquisadora:

Nísia Martins do Rosário

Possui doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e graduação em Comunicação Social pela mesma instituição. Atualmente é professora do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do SuL. Tem experiência no mercado da comunicação social como repórter, editora e assessora de comunicação. A ênfase de suas investigações é Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: audiovisual, corpo e comunicação social.

Currículo Lattes

.

Pesquisa:

Corporalidades audiovisuais: técnicas, discursos e devires de cultura

Coordenador
Nísia Martins do Rosário

Período
De 2008 até 2012.

Resumo
A pesquisa proposta tem como objeto as corporalidades audiovisuais, entendidas como o domínio teórico-metodológico que permite investigar os princípios e fundamentos que engendram os processos comunicativos do corpo em dimensões audiovisuais de técnica, de discurso e de cultura. O projeto se organiza prioritariamente em dois eixos. O primeiro abrange as perspectivas teóricas que visam refletir sobre as configurações de corpos eletrônicos com especial atenção aos seres artificiais. O segundo eixo diz respeito à exploração e análise de metodologias apropriadas e aplicáveis aos estudos do corpo no audiovisual. A proposta apresentada foca em três dimensões do audiovisual técnica, discursiva e de cultura e em corpos eletrônicos, considerando que as articulações teóricas e metodológicas são fundamentais para refletir sobre os âmbitos das virtualizações e das atualizações das corporalidades audiovisuais. A fundamentação teórica centra-se na comunicação, mas articula-se também à filosofia e à semiótica, as quais serão explicitadas no marco conceitual e nas referências bibliográficas. Três são os procedimentos metodológicos principais que orientam a pesquisa: cartografia, análise de metodologias e desconstrução. A investigação, a ser realizada em dois anos, vislumbra como principais resultados a organização teórica dos fundamentos das corporalidades audiovisuais e, nessa via, avanços nas reflexões metodológicas da área, bem como a constituição de espaços compartilhados para análise, debate e experimentação em audiovisual e corporalidades.

.

Publicações:

ROSÁRIO, Nísia Martins do; AGUIAR, Lisiane Machado . Mapiamentos de los imaginarios tecnológicos: seres artificiales representados por el cine de ciencia ficción. Cifra Nueva Revista de Cultura , v. 22, p. 75-83, 2010.

.

ROSÁRIO, Nísia Martins do . Da metodologia transformadora às transformações na pesquisa. In: A. Efendy Maldonado Gómez de la Torre, Virgínia Sá Barreto; Juciano de Sousa Lacerda. (Org.). Comunicação, educação e cidadania: saberes e vivências em. JoãoPessoa, Natal: Editora da UFPB, Editora da UFRN, 2011, v. , p. 123-142.

.

ROSÁRIO, Nísia Martins do ; MACHADO, Ricardo de Jesus . Somos todos mutantes: atualizações audiovisuais em redes discursivas. In: Mosquera, Alexander; Finol, José Enrique y García de Molero, Írida. (Org.). Semióticas del Cuerpo. Vol. 8 de la Colección de Semiótica Latinoamericana. Zulia: Asociación Venezolana de Semiótica, 2010, v. 08, p. 171-187.

.

ROSÁRIO, Nísia Martins do . A via da complementaridade: reflexões sobre análise de sentidos e seus percursos metodológicos. In: Maldonado, Alberto Efendy et al. (Org.). Metodologia de Pesquisa em Comunicação: olhares, trilhas e processos. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 2011, v. , p. 43-65.

.

ROSÁRIO, Nísia Martins do . Mitos e cartografias: novos olhares metodológicos na comunicação. In: MALDONADO, Alberto Efendy; BONIN, Jiani A.; ROSÁRIO, Nísia Martins. (Org.). Perspectivas metodológica em comunicação: desafios na prática investigativa. 1 ed. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2008, v. , p. 195-220.

.

Atuação profissional:

Professora

Atualmente é professora do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do SuL.

.

.