Processocom

Estudantes:

Stéfanie Telles

Estudante de Comunicação Social – Jornalismo. Desde o início de 2009 atua como Bolsista de Iniciação Científica na Unisinos, integrando a equipe do projeto Mídia e Memórias: palimpsestos midiatizados de memória étnica na recepção. Participa também dos grupos de pesquisa PROCESSOCOM – Processos Comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção -, e da Rede Amlat – Rede Temática de Cooperação Científica: Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina. Paralelo a sua atuação como Bolsista de Iniciação Científica trabalha na pesquisa ‘Consequência do Som’ contemplada no Edital do Itaú Cultural – Rúmos Dança 2009/2010, sendo a única do Rio Grande do Sul. Anteriormente estagiou na Assessoria de Imprensa da Companhia de Processamento de Dados do Estado.

Currículo Lattes

Blog

.

Pesquisa:

Coletivos culturais e espaço público midiatizado: configurações de usos, apropriações e produções de mídias em associações e grupos étnicos

Coordenador
Jiani Adriana Bonin

Pesquisadores envolvidos
Rafael Tourinho (Mestrando)
Bruno S. Alencastro (Bolsista IC)
Stefanie Telles (Bolsista IC)

Período
De 2010 até 2012

Resumo
Assumindo as mídias como lugares centrais na configuração do espaço público contemporâneo, esta pesquisa busca pensar seu papel na configuração de coletivos organizados em grupos e associações culturais. O objetivo geral é investigar os usos, apropriações e produções midiáticas de grupos e associações de migrantes e descendentes de migrantes de migração histórica e contemporânea, com vistas a entender o papel do espaço público midiático na configuração das identidades, práticas, projetos e demandas destes grupos e as possibilidades (ou impossibilidades) que se abrem para a ação cidadã. A pesquisa se fundamenta numa construção teórica que considera articulações entre os conceitos de midiatização, espaço público midiatizado, identidades e coletivos culturais, migrações e cidadania. A estratégia metodológica inclui pesquisas de tipos teórica, metodológica, da pesquisa e documental; pesquisa empírica exploratória e pesquisa sistemática. A pesquisa sistemática, de natureza qualitativa, se dará a partir da análise de casos de grupos e,ou associações levando em conta vinculações diversas e relevantes com mídias, potencialidades de constituição de práticas cidadãs e condições de exeqüibilidade da pesquisa. A estratégia de coleta de dados inclui modalidades individuais de entrevista (estruturada, semi-estruturada), grupos de discussão com inserção de materiais midiáticos, observação e pesquisa documental sobre registros, projetos, documentos produzidos pelos grupos. Será realizada também análise de um corpus de referentes midiáticos relevantes no contexto dos grupos investigados contemplando, principalmente, produções sobre os grupos ou por eles realizadas.

.

Produções artísticas e culturais:

Heart Company – Soma 3

Autor
Stéfanie Telles, William Freitas, Michel de Paula, Carini Pereira, Mickael Ramos, Thiago Fernandes, Plínio Vianna, Getúlio Vianna, Renata Furtado, Letícia Ayumi, Juliana Roumbedakis e Octávio Nassur.

Descrição
Abertura do VI Festival Internacional de Dança de Curitiba no ano de 2007. Direção de Octávio Nassur, Beatbox: Thiago Ramalho e DJ Jeff Bass.

Link da produção

.

Art & Dança Espaço Cultural – Coreografia: Timbres

Autor
William Freitas

Descrição
Coreografia que conquistou 1º lugar no Festival de Dança de Garopaba/SC em 2008, 1º lugar e destaque coreográfico no Festival de Dança de São Leopoldo/RS em 2009 e participou dos palcos alternativos do maior festival de dença do mundo: Festival de Joinville/09. Elenco: Stéfanie Telles, Imiana Wisneski, Leandro Rigelo, Carini Pereira, Mickael Ramos e William Freitas.

Link da produção

.

Heart Company – Soma 3

Autor
Stéfanie Telles, William Freitas, Michel de Paula, Carini Pereira, Mickael Ramos, Thiago Fernandes, Plínio Vianna, Getúlio Vianna, Renata Furtado, Karen Fontoura, Raphael Simões, Juliana Roumbedakis e Octávio Nassur.

Descrição
Abertura do 8º Festival Internacional de Dança de Curitiba no ano de 2009. Direção de Octávio Nassur. Vozes: Douglas Ramalho e Ana Paula Machado. Violão e Beatbox: Thiago Ramalho.

Link da produção

.

Atuação profissional:

Estudante

Estudante do curso de Jornalismo e bolsista de iniciação científica.

.

.