Eixos Temáticos

Comunicação

É o campo articulador dos grupos, núcleos e instituições de pesquisa participantes na Rede AMLAT. O foco principal das investigações são os processos comunicacionais contemporâneos e,em especial, os processos midiáticos. A Rede procura intercambiar experiências sobre a temática na perspectiva de enriquecer os conteúdos teóricos, as estratégias metodológicas e as atividades docentes relacionadas com a formação em ciências da comunicação. Considera que vários de seus núcleos oferecem alternativas avançadas para pensar e problematizar a comunicação; como também, que as potenciais contribuições que serão compartilhadas fortalecerão o campo de conhecimentos e as instituições envolvidas de maneira significativa.

Cidadania

A pesquisa e a produção de conhecimento na linha de cidadania e comunicação tem tido especial atenção na Unisinos, na UFRN, na UNERS, na UNC e na UFRR, contudo é uma preocupação central de todas as universidades envolvidas. A Rede AMLAT busca fortalecer o conhecimento, o debate, a informação e a estruturação de uma concepção transformadora sobre o campo da comunicação dedicando a esta temática singular atenção, aprofundamento e sistematização. Procura, também, divulgar e formar pessoas numa concepção de cidadania comunicacional além dos estreitos limites do utilitarismo funcionalista.

Educação

Está temática tem tido especial atenção na Universidad Nacional Experimental Simon Rodríguez, Venezuela, instituição que trabalha concepções pedagógicas renovadoras para a formação de profissionais e docentes no campo da comunicação e da educação. A Rede AMLAT pretende compartilhar essas experiências, aperfeiçoar esses processos em todas as comunidades envolvidas e avançar na compreensão dos processos educacionais orientados para a transformação social e a integração latino-americana.

Integração

Uma antiga aspiração dos povos latino-americanos tem sido a Integração, os mais exímios filósofos, poetas, cientistas, politólogos e escritores têm argumentado a favor de uma integração sociocultural democrática, justa e fecunda. Lamentavelmente primeiro o colonialismo, que tornou nossas sociedades atrasadas e dependentes e logo o neo-colonialismo, que as tem mantido em estágio de subdesenvolvimento, impediram avanços significativos nessa orientação. Em inícios do século XXI, o objetivo de integração cobra nova força e, nesse contexto, o fazer dos grupos de investigação e produção universitária são cruciais para desenvolver uma cultura de integração renovadora. A Rede AMLAT trabalha por avançar nessa orientação mediante uma ação de integração concreta nos trabalhos científicos e acadêmicos, compartilhando conhecimentos, experiências, concepções, estilos, táticas e estratégias que pensem América Latina de um modo aglutinador, justo e livre.

Deixe um comentário

Protected by WP Anti Spam