O grupo de pesquisa Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção – PROCESSOCOM trabalha na fundamentação, construção e sistematização de investigações científicas na área das Ciências Sociais Aplicadas, e mais especificamente, em Comunicação.
Tem como linha central a formação de pesquisadores numa perspectiva transformadora e explora, em termos metodológicos, uma epistemologia crítica que busca articular sabedorias milenares com estratégias inovadoras para a resolução de problemas de relevância social histórica e política.
Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul.
Visite também a nossa página na CAPES/CNPq.
Repercussões dos trabalhos do PROCESSOCOM
1) Fundamentação, construção e sistematização de problemáticas científicas, mediante a produção de pesquisas que gerem conhecimento qualificado sobre os processos comunicacionais contemporâneos.
2) Formação de pesquisadores em nível de pós-graduação e iniciação científica, aperfeiçoando competências em pesquisa acadêmica e contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa científica na área de comunicação.
3) Socialização de conhecimentos por meio de seminários, colóquios, encontros, palestras, aulas, cursos, oficinas, publicações e produtos comunicacionais.
4) Fortalecimento da integração ibero-americana, tanto na cooperação e intercâmbio com grupos de pesquisa quanto no trabalho acadêmico associativo com as universidades conveniadas.
5) Aperfeiçoamento do trabalho de Cooperação Internacional, avançando nos níveis de complexidade e estruturação de redes e na produção de pesquisas numa linha epistemológica de configuração de metodologias transformadoras.
6) Apoio à qualificação dos cursos de comunicação em nível de pós-graduação, especialização e graduação.
7) Diálogo epistemológico com os programas de pós-graduação em comunicação do Brasil, principalmente com os Grupos de Pesquisa e Trabalho das sociedades científicas do país.
8) Ações de extensão universitária na perspectiva de qualificar os usos e conhecimentos sobre as mídias, procurando contribuir para a construção de uma cidadania comunicativa.
9) Apoio para a estruturação de mídias e processos comunicacionais renovadores.
10) Produção crítica de conhecimento, na perspectiva de epistemologias transformadoras das sociedades latino-americanas.
11) Organização de redes de cooperação científica e integração acadêmica, orientadas à configuração de um campo científico forte na América Latina.
Página do Processocom no Diretório de de Grupo de Pesquisa no Brasil LATTES