Objetivos

Objetivo Geral

Construir uma rede temática de cooperação científica/acadêmica sobre os eixos Comunicação, cidadania, educação e integração latino-americana, realizando um processo de aprofundamento metodológico e epistemológico sobre o trabalho de pesquisa e ensino que se faz na UNISINOS, Universidad Nacional de Córdoba, Universidad Simón Rodríguez, Universidad Central de Ecuador, UFPB e IELUSC/UFSC na perspectiva de integração científica e acadêmica latino-americana.

Objetivo específico 1:
Conhecer, compreender, refletir e situar numa orientação de processos compartilhados as investigações que, sobre cidadania, educomunicação e América Latina são realizadas nas instituições participantes na busca de orientações estratégicas comuns para a resolução de problemáticas na área das ciências da comunicação.

Objetivo específico 2:
Contribuir para o aperfeiçoamento docente e discente das comunidades acadêmicas dos cursos das universidades participantes, oferecendo subsídios de conhecimento e informação sobre as realidades midiáticas e científicas dos países participantes.

Objetivo específico 3:
Fortalecer os grupos de pesquisa participantes, aperfeiçoando e aprofundando suas pesquisas, na perspectiva de uma agenda que permita formular um projeto integrador comum em benefício das comunidades acadêmicas participantes e de suas sociedades.

Objetivo específico 4:
Definir linhas de pesquisa promissoras no campo da comunicação para os eixos cidadania, educação e integração latino-americana, orientadas à configuração de um campo científico forte na área de ciências sociais aplicadas na América Latina.

Objetivo específico 5:
Gerar a imersão acadêmica dos pesquisadores dos países participantes no Brasil, e dos do Brasil na América Latina, procurando um ensino/aprendizado cooperativo e transformador.

Objetivo específico 6:
Aprofundar os conhecimentos metodológicos de pesquisa em comunicação, experimentando, refletindo e propondo estratégias de caráter transmetodológico que permitam avançar na compreensão e resolução de problemáticas relevantes para as sociedades latino-americanas, em especial para os países das instituições participantes.