Processocom

Estudante:

Rafael Foletto

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na Linha de Pesquisa Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação, bolsista do CNPq. Mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS, com bolsa do CNPq. Graduado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e em Ciências Sociais também pela UFSM.

Currículo Lattes

.

Pesquisa:

Relatos de um Sul em câmbio: recepção do ciclo de documentários “Presidentes de Latinoamérica”

Orientador
Prof. Dr. Efendy Maldonado

Período
2011 – 2014

Resumo
A pesquisa que estamos desenvolvendo no doutorado, intitulada – “Relatos de um Sul em câmbio: recepção do ciclo de documentários ‘Presidentes de Latinoamérica’”, busca problematizar questões comunicacionais da América Latina, a partir das significações de uma série de documentários que tem no seu centro os presidentes de diversos países do continente (foram entrevistado, ao todo, 11 presidentes da região). Exibida em televisões públicas e estatais argentinas (Canal Encuentro e Canal Siete) e brasileiras (TV Brasil e NBR), no sistema comunicativo multiestatal Telesur e, disponível na internet, a série de 13 documentários, com 60 minutos cada, teve como objetivo compreender o cenário atual da América Latina, a partir das entrevistas, declarações e falas dos chefes de Estado da região, que apresentam as suas construções e visões sobre a época, as possibilidades de mudança e, inclusive, suas vidas privadas e trajetórias pessoais. Assim, queremos problematizar o panorama atual latino-americano e a forma como esse contexto é retratado pelo ciclo de documentários. Procurando compreender que sentidos sobre América Latina são construídos nesses produtos midiáticos e que sentidos e apropriações são realizados por telespectadores no que diz respeito à América Latina. E ainda, quais são as mediações que atuam nesse processo de produção de sentido.

Palavras-chave: América Latina, documentário, recepção.

.

Publicações:

FOLETTO, Rafael. Na trilha de Fernando Lugo: construindo processualidades metodológicas para investigar as representações do presidente paraguaio nas revistas semanais brasileiras. In: Alberto Efendy Maldonado. (Org.). Metodologias de pesquisa em comunicação: olhares, trilhas e processos. 2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2011, p. 190-214.

.

FOLETTO, Rafael. Por outros ambientes: mapeando modos de presença de Fernando Lugo em espaços e fluxos midiáticos. In: Fabrício Silveira. (Org.). Pequenas crises: pesquisa em Comunicação e experiência estética. 1ª ed. Porto Alegre: Modelo de Nuvem, 2011, p. 118-130.

.

De bispo a presidente: construções histórico-midiáticas do presidente paraguaio Fernando Lugo nas revistas semanais brasileiras.

Link da publicação

.

presidente em pauta: Fernando Lugo e a mídia impressa latino-americana.

Link da publicação

.

Tempos de mudança: os novos caminhos do Paraguai contextualizados à luz do relato de Juan Díaz Bordenave.

Link da publicação

.

Atuação profissional:

Estudante

Atualmente realiza pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com apoio do CNPq. Possui interesse em temas relacionados a processos midiáticos, teorias da comunicação, recepção midiática, cidadania e América Latina, com foco no panorama político, cultural, social, histórico e comunicacional da região.

.

.